Causas vão desde problemas de saúde a ansiedade

O ato de lamber pode ter muitas funções na vida de nossos cães:
- obter informações sobre outro cão: ao lamber um amigo recém-chegado, ele consegue captar por onde ele passou, odores corporais como feromônios, descobrir até o que ele andou comendo!
- realizar limpeza do corpo: eles não chegam a ser tão eficientes quanto os gatos, que tomam banho se lambendo, mas conseguem fazer bastante coisa ao se lamber também!
- demonstrar desconforto: um movimento corporal que causa muita confusão entre os tutores é o licking, o ato de lamber o próprio focinho. Os cães usam isso quando estão ansiosos ou em uma situação desconfortável – a aproximação de uma pessoa ou outro cão do qual eles gostariam de estar um pouco mais afastados.
Mas, quando o ato de se lamber se torna constante, investigue com o veterinário se não é um problema de saúde. Os mais comuns são a dermatite atópica ou questões de dor em geral. Quer saber como descobrir se é algo que ele faz pra chamar a atenção ou se está se coçando mesmo? É bem simples: observe se, enquanto ele se lambe, se você sair de perto, ele continua se lambendo. Ou então se ele se lambe mesmo quando não há tutores por perto. Há grandes chances de ele estar precisando de ajuda veterinária!
Lamber libera substâncias de bem-estar no cérebro do seu amigo e também pode ser usado para aliviar estresse. Enquanto ele se lambe ou lambe uma superfície, ele recebe descargas de dopamina e serotonina – algo bem parecido ao que acontece com a gente ao comer um chocolate. Por isso, ofereça atividades de lamber, como um sorvete de frutas ou de patê para cães.
O Tapete de Lamber da Cão Vivência é perfeito para esses momentos relaxantes do seu amigo. Basta colocar algo que seu pet ame lamber e ele sai brincando! Ajuda nesse processo e direciona o ato de lamber para algo bem mais saudável. Saiba mais aqui.
