Veja quais fatores podem influenciar no comportamento do seu pet na hora do banho e como treiná-lo para gostar do banho

Antes de achar que seu cachorro não gosta do pet shop, é importante entender que nem sempre o banho em si é o problema. Precisamos lembrar que não é nada natural para um cãozinho banhar-se do jeito que nós, tutores, costumamos fazer com eles.
Eles podem não gostar do toque: muitos cães têm aversão de serem tocados e na hora de dar banho precisamos fazer isso de forma intensa. Acostumar seu amigo a ser tocado e outras situações, de forma gradativa, já pode ajudar muito quando ele precisar ir ao pet shop
Chuveiro, tanque, banheira ou mangueira? Ele pode não gostar da forma que a água é jogada. Alguns pets detestam sentir a água sendo jogada na cabeça, mas adoram brincar com mangueira e essa pode ser uma boa opção. Outros têm medo do espaço apertado do banheiro e se dariam muito bem no tanque no quintal. Faça alguns testes e você pode se surpreender!
Secador? Eca! Esse é outro ponto muito comum. Os pets têm o ouvido muito sensível e o barulho do secador pode ser o grande inimigo. Para outros, é o vento quente no focinho eu incomoda. Ofereça uma atividade de lamber para seu pet, como o nosso Tapete de Lamber com alguma guloseima pastosa, e treine seu amigo aos poucos com o secado à distância (veja vídeo abaixo):
De qualquer forma, oferecer uma atividade gostosa para associar esses momentos à diversão é um ótimo atalho para seu amigo começar a ficar empolgado ao ver você reunindo a toalha, o shampoo, o secador e o brinquedo de lamber dele.
Treine seu cachorro para aprender a lidar com essas situações, afinal, elas farão parte da vida dele por muito anos. Mas faça isso de forma gradual e, se necessário, procure ajuda profissional. Dê preferência a adestradores que priorizem o bem-estar com o uso de reforço positivo.