Nós adoramos os beijos dos cães, mas eles podem alertar para questões importantes

Já se perguntou por que os cães nos lambem tanto? Uma das possibilidades é para obter informações: por onde você andou, o que você comeu… É como se eles perguntassem: e aí, mãe/pai, me conta como foi seu dia!
Eles também lambem para se afastar de situações desconfortáveis, sabia? Quando um humano ou outro cão está próximo demais, invadindo o “espaço pessoal” do seu pet, ele pode dar uma s lambidas como forma de apaziguar o momento que está causando tanto desconforto. Por isso, nem sempre lamber a visita ou o filho do seu amigo é um sinal de carinho!
Filhotes lambem o rosto da mãe na tentativa de obter alimento. E alguns pesquisadores afirmam que essa também é uma das possibilidades quando eles começam a nos lamber, acreditam?
A verdade é que adoramos esses lambeijos e retribuímos o carinho! Mas, quando a lambedura é o tempo todo, pode sinalizar ansiedade. Muitos cães extravasam o estresse lambendo objetos, seus tutores ou a si mesmos.
Como saber?
Faça alguns testes. O primeiro é observar em quais momentos ele lambe mais a spessoas da casa:
- Ele está relaxado? Ou foi um dia em que não saiu pra passear? O excesso de lambedura dos tutores pode ser tédio. Como ele não gastou energia, extravasa lambendo.
- Ele só faz isso quando você está conversando com alguém? Pode ser para chamar a atenção, um jeito de dizer, “ei, estou aqui”
- Foi após um incidente estressante (barulhos, encontro com outros cães, ida ao veterinário etc)? Muitos cães podem extravasar o estresse lambendo. O ideal é redirecionar para uma atividade de lamber que ele possa gastar energia, brincar e treinar.
O Tapete de Lamber da Cão Vivência pode ajudar seu amigo a relaxar sem esses exageros. Saiba mais aqui:
