Cinco dicas para colocar em prática já!
- Mapeie os locais por onde ele já faz xixi. Ele tem locais preferidos? Espalhe tapetes por ali (mesmo que seja no meio da sala). Aumenta a chance do cão assimilar que os tapetes são banheiros e facilita o ensino.
- Não dê bronca quando ele errar. Estudos de dez anos atrás já demonstravam que a punição afeta o sistema límbico (responsável pelas nossas emoções mais primárias) e dificulta o aprendizado. A sensação de pavor que o pet pode sentir nessa hora leva ao ataque ou fuga , fazendo com que o cãozinho apenas queira se afastar do que causa a bronca – ou seja, você. Ele pode associar, simplesmente, que fazer xixi perto de você leva a algo ruim (bronca) e não que fazer xixi naquele local causa bronca. Daí muitos cães aprendem a fazer xixi só quando os donoso não estão perto, e continuam fazendo nos mais variados locais. Essas mesmas pesquisam mostraram que o uso de punitivos quebra o vínculo e a relação de confiança que o pet possui com o donos e leva a um aumento da agressividade em geral.
- Faça do relógio um amigo. Cães filhotes não conseguem segurar a bexiga por muito tempo. Por isso, leve o pet periodicamente perto dos locais com tapetinho.
Também vale para os momentos após as refeições, quando eles costumam se aliviar.
- Recompense sempre. Acertou? Mande um “parabéns” bem feliz acompanhado de um pedaço de petisco ou grão de ração.
- Regule o horário da alimentação. Como a gente explica no nosso curso online “Xixi e Cocô no Lugar Certo”, para deixar o relógio um parceiro ainda mais incrível, se seu pet temo horário para comer, também terá horário para se aliviar. Sem contar outros muitos benefícios de ter o cãozinho alimentado na hora certa.