Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no local certo?

animal-2184791

Cinco dicas para colocar em prática já!

  1. Mapeie os locais por onde ele já faz xixi. Ele tem locais preferidos? Espalhe tapetes por ali (mesmo que seja no meio da sala). Aumenta a chance do cão assimilar que os tapetes são banheiros e facilita o ensino.
  2. Não dê bronca quando ele errar. Estudos de dez anos atrás já demonstravam que a punição afeta o sistema límbico (responsável pelas nossas emoções mais primárias) e dificulta o aprendizado. A sensação de pavor que o pet pode sentir nessa hora leva ao ataque ou fuga , fazendo com que o cãozinho apenas queira se afastar do que causa a bronca – ou seja, você. Ele pode associar, simplesmente, que fazer xixi perto de você leva a algo ruim (bronca) e não que fazer xixi naquele local causa bronca. Daí muitos cães aprendem a fazer xixi só quando os donoso não estão perto, e continuam fazendo nos mais variados locais. Essas mesmas pesquisam mostraram que o uso de punitivos  quebra o vínculo e a relação de confiança que o pet possui com o donos e leva a um aumento da agressividade em geral.
  3. Faça do relógio um amigo. Cães filhotes não conseguem segurar a bexiga por muito tempo. Por isso, leve o pet periodicamente perto dos locais com tapetinho. Insta curso xixi 2Também vale para os momentos após as refeições, quando eles costumam se aliviar.
  4. Recompense sempre. Acertou? Mande um “parabéns” bem feliz acompanhado de um pedaço de petisco ou grão de ração.
  5. Regule o horário da alimentação. Como a gente explica no nosso curso online “Xixi e Cocô no Lugar Certo”, para deixar o relógio um parceiro ainda mais incrível, se seu pet temo horário para comer, também terá horário para se aliviar. Sem contar outros muitos benefícios de ter o cãozinho alimentado na hora certa.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: