Mordidas de filhotes: como sobreviver à fase dos dentinhos

puppy-1502565_1920

Troca de dentes é um período difícil na vida de todo bebê. Com os cães também é assim! Saiba o que fazer

A fase de dentição é um período difícil para os bebês humanos e para os bebês caninos também! A famosa troca dos dentes, que se inicia entre os três e quatro meses de idade, causa bastante irritação nas gengivas e vontade de morder. E a família fica louca com as alfinetadas nas canelas, nos móveis, chinelos e com a destruição dos próprios brinquedos.

Os cãozinhos também mordem bastante por outros motivos: eles estão em fase de descoberta do mundo e é experimentando as coisas com a boca que ele faz uma parte de suas experiências fundamentais para um bom desenvolvimento. Além disso, é uma forma de demonstrar afeto. Mas não quer dizer que você precise aguentar mordidas. Muito pelo contrário! Aprenda a orientar seu pet nessa fase tão importante e para que ele se desenvolva saudável e feliz:

  • Dê brinquedos apropriados para que ele possa mordê-los e até destrui-los, mas supervisione a brincadeira para evitar que ele engula partes do brinquedo. Providencie objetos de texturas diferentes, e também alguns mais moles e outros mais duros.
  • Uma brincadeira que gasta muita energia e estimula a dentição é cabo-de-guerra,

com brinquedos de cordas. Os cães simulam a caça com essa atividade, que é sempre coletiva, daí entra o humano puxando e chacoalhando a corda do outro lado. Tem que ser em movimento. Enquanto o brinquedo estiver em movimento, a brincadeira continua. Mas é importante fazer movimentos horizontais, da esquerda para direita, e não para cima e para baixo, para preservar a coluna do animal.

  • Filhotes amam morder mãos. É macia, quentinha e tem o cheiro do dono! Nessas horas, falar NÃO é quase inútil. Aprenda a tornar outros objetos mais atrativos que a sua mão e oriente o filhote para morder os brinquedos. Lembre-se: se você movimentar a mão, ele vai pensar que é um cabo-de-guerra e vai começar a brincadeira!

*Texto originalmente publicado em nossa coluna pet no site Clube das Comadres

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: