Isso é coisa do passado! Ajude seu pet a perder o medo do jaleco branco. Confira dicas para deixar a visita à clínica veterinária mais tranquila
O veterinário nem deu “bom dia” e seu animal de estimação já está choramingando. Tomar vacina vira um acontecimento que precisa de muita paciência e um exame clínico, então, nem se fala. Se você enfrenta esses e outros problemas, confira dicas que podem ajudar você e seu amigo a levarem numa boa a ida a uma clínica:
- Muitos problemas começam já no carro. Para os pets acostumados a frequentar pet shop, ir a praça ou fazer visitas na casa das pessoas com seus tutores, entrar no automóvel acaba sendo rotina. Para aqueles que só passam por lá na hora de tomar vacina, a ansiedade já aumenta ao entrar no veículo. Que tal tornar esse momento rotineiro, nem que seja para uma volta no quarteirão?
- Faça associações positivas com a chegada na clínica. Leve um petisco que seu pet ame e, antes mesmo de entrar, já dê alguns pedaços para ele.
-
Saiba mais aqui Se seu cãozinho tem medo de outros cães ou fica muito afobado com o contato próximo deles, evite a sala de espera e fique do lado de fora. Caso consiga se manter em um local sem o contato visual com outros pets, seu amigo tende a se manter mais tranquilo.
- Acostume seu bichinho ao toque humano. Desde filhote, você pode criar a associação do receber grãos de ração, petisco ou outro item bem valioso ao toque nas orelhas, patas, barriga e etc. Ajuda na aplicação de medicamentos e nas consultas.
- Brinque de veterinário com seu pet! Quem tem criança em casa pode propor a brincadeira em conjunto e todo mundo se diverte. Tenha uma seringa sem agulha e treine seu amigo a se acostumar a ser colocado em um lugar alto e ver a seringa. Claro que no meio disso tudo ele ganha muitos petiscos.
Texto originalmente publicado na nossa coluna pet do site Clube das Comadres