Não é para deixar o cachorro fazer o que quiser!

O fato de a gente querer usar as coisas que trazem bem-estar ao cachorro para ajudá-lo a aprender não quer dizer que você deva deixar o cachorro fazer o que ele bem entende. As pessoas confundem bastante isso: usar coisas que trazem bons sentimentos para o cãozinho só funcionam quando ele está em um ambiente em que ele consegue aprender. E é importante ajudar seu amigo a controlar as emoções.

Por isso, existem dois conceitos muito importantes para entender o comportamento e o treino do seu pet: manejo e treino.

O treino é o que estamos acostumados a fazer: oferecer alguma coisa em que o cachorro esteja muito interessado e treiná-lo para adotar um comportamento que a gente deseje. Quando não estamos conseguindo realizar esse treino (o cachorro não está obedecendo ou entendendo), é importante gerenciar o ambiente. Esse gerenciamento chamamos de manejo.

Um exemplo: se o seu cachorro sai correndo pela porta toda vez que você abre, e naquele momento específico você não oferecer um petisco ou um brinquedo e treinar o comando “fica” – ou se seu cão ainda não consegue obedecer o “fica” ali naquela porta -, você precisa impedir que o seu cachorro saia pela porta. Vamos lá, segurança em primeiro lugar!

Instale aquele famoso portãozinho de bebê na porta do apartamento ou no portão de casa, porque isso evita a fuga e também evita a bronca nessas horas.

Um outro exemplo: se o seu cachorro pula nas visitas, ainda não aprendeu a se sentar para receber todo mundo e fica muito emocionado naquele momento, coloque seu pet na coleira para receber as pessoas. Ou deixe o cachorro em um outro ambiente com o famoso portãozinho até que ele consiga se acalmar e receber as visitas de forma mais calma.

É muito diferente de, simplesmente, deixar o cachorro fazer o que ele bem entender. É conseguir estabelecer alguns limites, mas de uma forma saudável para todo mundo, e melhorar a convivência entre essas duas espécies que fazem tanto esforço pra conseguirem se entender. Vamos ajudar nesse entendimento com esses dois itens fundamentais: o manejo e o treino.

Trecho do livro digital Educar Sem Brigar: Manual de Cão Vivência. Adquira aqui

Deixe um comentário